sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Web 3.0



O termo Web 3.0 foi atribuído pelo jornalista John Markoff do New York Times, ele afirma que a Web é uma evolução do termo Web 2.0, que foi criado por Tim  O'Reilly na conferencia  O'Reilly Media Web em 2004. 
A Web 3.0 ou Web inteligente é a terceira geração da internet. Nessa nova geração os conteúdos onlines estarão organizados de forma semântica. A principal característica dessa Web é a capacidade da máquina de realizar atividades que atualmente são executadas manualmente.
Com o avanço tecnológico ás máquinas passarão ser capazes de  decifrar e organizar conteúdos sem a intervenção humana.  Alguns pesquisadores dizem que a Web 3.0 está muito próxima da inteligência artificial. 
Em 2002,  Tim Berners-Lee, e Eric Miller a definiram que “A Web semântica é uma extensão da actual Internet na qual é dado significado à informação, permitindo que computadores e pessoas trabalhem melhor em cooperação”. 
Resumindo, a Web 3.0 busca garantir o acesso a rápido e eficiente a informação, isto é a Web 3.0 filtra a pesquisa e tenta dar ao usuário o que realmente está buscando. 
  Buscadores na Web 3.0 
Na Web 3.0 os buscadores não se limitam a somente recolher informações  apresentar os dados disseminados na internet, esses buscadores são capazes de filtrar cada vez mais as informações de interesse do usuário. 
O cientista britânico Stephen Wolfram criou o buscador  Wolfram Alpha, sendo um dos primeiros marcos da Web 3.0.  Depois de feita uma pergunta ao Wolfram Alpha, o sistema processa as respostas recolhendo dados de várias páginas e bases que contenham unicamente informação relevante para essa pergunta em concreto.
Já, a Microsoft anunciou o seu novo motor de busca, o Bing, com o qual espera fazer concorrência à hegemonia do Google. A Microsft  apresentou ideia que o Bing é que não se trata apenas de um motor de pesquisa, mas, antes, de um “motor de decisão”. 
Ao mesmo tempo, o Google lançou em fase experimental, o Google Squared, que tem como objetivo responder as questões concretas dos usuários, ou seja, filtrando e interpretando os resultados. O Google Squared, extrai as informações disponíveis na Web  apresenta os dados em tabelas de forma estruturada. 
 Espero que tenham gostado e até a próxima!!! 

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=F_nbUizGeEY
http://www.internetinnovation.com.br/blog/glossario/entenda-o-conceito-da-web-3-0/
https://www.publico.pt/tecnologia/noticia/o-que-e-a-web-30-1389325
https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1831/web_semantica_ou_web_3.0_o_que_e_e_para_que_serve

Nenhum comentário:

Postar um comentário